Cinemaju - Sétima Arte

sábado, março 04, 2006


Munique

- sinopse

Nas Olimpíadas de Munique em 1972, atletas israelenses são sequestrados por terroristas palestinos. A conclusão do sequestro, e as incursões da polícia secreta israelense, a Mossad, são mostradas no novo filme de Steven Spielberg.

- israelenses e palestinos

Durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus foram expulsos de seus lares na Alemanha e Polônia, e tiveram seus bens confiscados pelos nazistas. Além disso, sofreram os horrores do holocausto. Em 1947, no pós-guerra, foi criado o Estado de Israel, o que representou para muitos, uma nova residência próxima à capital sagrada, Jerusalém. Lá, um outro povo vivia, os palestinos, fiéis seguidores da religião islâmica.
Uma disputa por territórios, religião e poder, então, começou. De um lado Israel e o judaísmo, com apoio dos países que promoveram sua fundação, Inglaterra e Estados Unidos, e do outro lado, a Palestina e o islamismo, sob apoio de vários países islâmicos do Oriente Médio. A partir da criação da OLP ( Organização para Libertação da Palestina ), o conflito político se alastrou, e o aparecimento de grupos terroristas como o Hamas e o Hezz-Bollah, desencadearam mais mortes e ataques suicidas.
O nome do filme, Munique, induz a idéia de que a ação decorre toda sobre o sequestro dos atletas israelenses em 1972 por terroristas palestinos, porém, o filme trata muito mais sobre as consequências desse ato. Baseado em fatos reais, Munique expõe o jogo de atentados e vinganças entre judeus e palestinos, uma briga histórica, que parece estar enraizada na consciência desses povos. Eric Bana faz um agente da Mossad, polícia secreta israelense, encarregado de assassinar onze terroristas palestinos; para isso, ele é responsável por liderar quatro outros agentes.
As ações e confusões do grupo são mostradas no filme, onde os personagens são caracterizados como inseguros e despreparados para os atentados. Incrível é a quantidade de dinheiro investida por Israel para localizar os nomes da lista negra, coisa de duzentos mil dólares por nome ( para aquela época?!).
Munique mantém linha de não defender nenhuma das partes envolvidas. Procura mostrar, apenas, que a perda de entes e conterrâneos é dolorosa, e a violência de judeus ou palestinos apenas traz mais vingança.

- Spielberg

Steven Spielberg volta às suas raízes judaicas com Munique, realizando uma bela reconstituição de fatos, e expondo uma vez mais a temática da família, que parece ser uma de suas favoritas. É forte candidato ao Oscar.
O elenco é muito bem dirigido e passa grande naturalidade à trama. Geoffrey Rush, Eric Bana e o resto do elenco são ótimos. Bana ( Hulk, Tróia ) se encaixa bem no papel do agente que ao assassinar terroristas, começa a gostar do que faz, apesar de perceber depois, que sem sua família, não dá para continuar. Estranho são os sonhos de Bana sobre o sequestro dos atletas, parecendo descaracterizado com o personagem.
O filme acerta em cheio, e consegue passar com bastante realismo, uma mensagem de paz, sem desmerecer israelenses ou palestinos.

3 Comments:

At 3:00 PM, Anonymous Daniel Thamm said...

Régis também é cultura! kkkkkkkk
Excelente exposição sobre o filme de Spielberg!
Até que achei Munique bem legal, mas ele não tem feito muita coisa boa ultimamente (quem viu "guerra dos mundos" sabe...)
Grande Abraço!

 
At 2:40 AM, Blogger k0ety68x said...

While you read this, YOU start to BECOME aware of your surroundings, CERTIAN things that you were not aware of such as the temperature of the room, and sounds may make YOU realize you WANT a real college degree.

Call this number now, (413) 208-3069

Get an unexplained feeling of joy, Make it last longer by getting your COLLEGE DEGREE. Just as sure as the sun is coming up tomorrow, these College Degree's come complete with transcripts, and are VERIFIABLE.

You know THAT Corporate America takes advantage of loopholes in the system. ITS now YOUR turn to take advantage of this specific opportunity, Take a second, Get a BETTER FEELING of joy and a better future BY CALLING this number 24 hours a day.
(413) 208-3069

 
At 9:31 AM, Anonymous Anônimo said...

Photo from my Best weekend in this year ! ! ! ( phentermine )
Look it here :

I and my Girl or My friends girl

 

Postar um comentário

<< Home