Cinemaju - Sétima Arte

segunda-feira, agosto 01, 2005

O Quarteto Fantástico
Sinopse

Grupo de cientistas, em viagem ao espaço, é bombardeado por raios cósmicos. De volta à Terra, começam a adquirir incríveis poderes. Reed Richards pode esticar partes de seu corpo; Sue Storm pode ficar invisível e criar campos de força; Seu irmão, Johnny Storm, manipula o fogo, e vira o Tocha Humana; E Ben Grimn, que adquire grande força e transforma-se num monstro de pedra, chamado “O Coisa”. Perseguidos pela imprensa e ameaçados pelo temível Dr. Destino, eles se tornam o Quarteto Fantástico.

Os Quadrinhos

Em 1961, Stan Lee (o mesmo criador de O Homem-Aranha e X-men) e Jack Kirby lançavam pela Marvel Comics o Quarteto Fantástico. O grupo formado por Reed Richards, Sue Storm, Tocha Humana e o Coisa seria a primeira família de super-heróis dos quadrinhos (Os Incríveis são seus parentes mais próximos). Publicados na revista americana Fantastic Four, eles viriam a ser conhecidos no Brasil somente nos anos 80, nas revistas Super Aventuras Marvel e O Homem Aranha. Da adaptação dos quadrinhos para a telona, algumas alterações foram feitas: Johnny Storm está mais canastrão do que nunca. Ben Grimn tinha aparência jovial, e cabelos. O filme traz explicações físicas e biológicas para as alterações dos personagens, indicando o fato de o grupo criado nos anos 60 ser reproduzido nos dias atuais.
O Dr. Destino é o personagem que sofreu maior reformulação. Originado de família cigana, Victor Von Doom (é o seu nome verdadeiro) viria a se tornar ditador de uma pequena província fictícia, a Latvéria (palavra que aparece no filme, sem qualquer explicação, provavelmente deixando muitos curiosos). Após a morte de sua mulher e grande amor de sua vida, ele passa a estudar magia obscura, a fim de adquirir poderes para ressucitá-la (semelhanças a parte com Darth Vader de Star Wars). Não obtendo sucesso, e com o rosto deformado por ferimentos, passa então a usar a armadura, fabricada por monges tibetanos, tornando-se um dos grandes arquivilões do Universo Marvel.

O Filme

O diretor Roger Corman em 1994 lançou sua versão de O Quarteto Fantástico, um verdadeiro fracasso de aparência trash. Antes disso, a Hanna-Barbera já havia produzido uma série de desenho animado.
Com orçamento de 100 milhões dólares, sai essa versão dirigida por Tim Story (o mesmo de Taxi), uma superprodução recheada de efeitos especiais. No elenco destacam-se Jessica Alba ( Sin City), muito bem como Sue Storm e o carismático Chris Evans (Celular – um grito de socorro), fazendo o papel de Tocha Humana. O filme é uma boa sequência de ação que intercala efeitos especiais, impressionantes e muito realistas, e piadas irônicas, algumas delas bem clichês. O drama do Coisa em relação a esposa ficou bastante superficial e suprimido pelo clima de romance entre Reed Richards e Sue Storm. Alguns exageros são cometidos em relação às explicações físicas (“Supernova”).
Não deixando de seguir o padrão hollywoodiano, Quarteto Fantástico é um filme divertido ( talvez umas das melhores adaptações de quadrinhos), pertencendo ao mesmo time de filmes como X-men e O Homem-Aranha. Garante boa bilheteria e prováveis continuações.

3 Comments:

At 10:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Prezado Reginaldo, soube de seu blog através da revista CULT, gostaria de saber sua opinião sobre o filme argentino: "O PÂNTANO"? Acabei de assisti-lo nesse exato momento, creio que ele será um filme eterno. Aguardo a sua opinião. Felicidades.
Salim

 
At 10:41 AM, Anonymous lobo zodíaco said...

Vi seu endereço,outrossim,na CULT,pensando que se tratáva de um cinéfilo verdadeiro como eu,LOBO ZODÍACO...acho que foi por isso que a cult 96 não fez comentários sobre seu endereço."Para mim as melhores décadas de produção cine-
matográficas foram a de 20 e de 60."Visite o blog dos poetas do cabritodélico; htt://cabritodélico.zip.net/

 
At 10:53 AM, Anonymous L.Z. said...

Cont."-Na década de 20,por ex:METRÓPOLES,1926,do Fritz Lang;-Na de 60,por ex:DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL,1964,do Gláuber Rocha & O PAGADOR DE PROMESSAS,1962,do Anselmo Duarte.Mantenha contato comigo.Em breve,faremos a lista dos 50 melhores filmes segundo o cabritodélico."

 

Postar um comentário

<< Home